eVolo Magazine anunciou os vencedores da edição de 2017 do Skyscraper Competition. Agora, em seu 12º ano, o prêmio anual foi estabelecido para reconhecer "ideias visionárias para a construção de projetos [de arranha-céus] que através do uso inovador de tecnologia, materiais, programas, estética e organizações espaciais, desafuam a forma como entendemos a arquitetura vertical e sua relação com os ambientes naturais e construídos."
Este ano, 3 vencedores e 22 menções honrosas foram selecionados de 444 entradas. Entre os vencedores deste ano estão um centro educacional modular e mercado para a África subsaariana, uma fábrica vertical e espaço de lazer, aldeias incorporadas em montanhas e até mesmo um arranha-céu construído dentro de uma sequóia gigante.
Primeiro lugar
Mashambas Skyscraper / Pawel Lipiński e Mateusz Frankowski
Mashambas é um centro educacional móvel, que emerge nas áreas mais pobres do continente. Fornece educação, treinamento em técnicas agrícolas, fertilizantes baratos e ferramentas modernas; Também cria uma área comercial local, que maximiza os lucros das vendas de colheita. A agricultura em torno do edifício floresce e o conhecimento se espalha. A estrutura cresce enquanto o número de participantes aumenta. Quando a comunidade local torna-se auto-suficiente ela é transportada para outros lugares.
A estrutura é feita com elementos modulares simples, que facilita a construção, desconstrução e transporte. Módulos colocados um sobre os outros criam os arranha-céus, que é uma forma que ocupa a menor quantidade possível de espaço de agricultores locais.
Segundo lugar
Vertical Factories in Megacities / Tianshu Liu e Lingshen Xie
Esta é a visão que temos para as cidades de amanhã: fábricas serão dissolvidas em pequenos pedaços e, em seguida, empilhadas juntas em fábricas verticais de grande altura. Ao trazer as fábricas de volta à cidade, podemos atingir zero emissões de CO2, ser eficiente em termos energéticos e proporcionar maior qualidade de vida aos habitantes.
Devido à grande população em Manila, uma grande quantidade de resíduos orgânicos é produzida diariamente. Este resíduo será o recurso da nova fábrica vertical. Todos os resíduos serão despejados no nível inferior da fábrica e, em seguida, serão transformados em produtos valiosos, incluindo água, fertilizantes, calor e eletricidade. Usamos esses produtos para criar diferentes tipos de ambientes naturais. A paisagem é moldada de acordo com a escala e forma das fábricas. Os resíduos orgânicos podem então ser transformados em nova paisagem da cidade, enquanto as fábricas escondem além das superfícies naturais. O conceito principal deste projeto é tornar as pessoas cientes da verdade que o ambiente natural é um ciclo, tudo que você produzirá formará então o mundo novo. Em vez de criticar o problema da poluição, criamos a maneira mais ideal para que as pessoas compreendam a melhor interação entre o ser humano e a natureza.
Terceiro lugar
Espiral3500 / Javier López-Menchero Ortiz de Salazar
Espiral3500 está situado em "La Albufera", um parque natural agrícola que tem sido submetido a especulação com base no desenvolvimento e crescimento expansivo. O turismo tornou-se a principal força de atração. Com ele, produziu-se uma expansão urbana, que desfigurou a paisagem. O turismo na área provoca um aumento da densidade populacional de até 1000% em algumas localidades, transformando-as de cidades-fantasmas no inverno para áreas de maior densidade no verão.
A investigação principal deste projeto é compreender a relação entre o papel desempenhado pelos espaços privados e públicos no arranha-céu. Aqui, utilizo um sistema espiral em que os espaços públicos (nomeadamente os diferentes tipos de ruas) formam anéis que se apoiam num elemento estrutural. Espaços para uso privado são pendurados a partir deste elemento estrutural. Este sistema de "rua invertida" permite uma ligação imediata entre público e privado, permitindo simultaneamente a dissociação suficiente para conceder a privacidade desejada.
Menções Honrosas
Arch Skyscraper / Wenjia Li, Ran Huo, Jing Ju
The Forgotten Memorials: The Utopian Future of Urbanization / Zhonghan Huang, Wen Zhu
Pod Vending Machine Skyscraper / Haseef Rafiei
Heal-Berg: Reverse Climate Changing Machine / Luca Beltrame, Saba Nabavi Tafreshi
Adaptive Capacity: A Socio-ecological Vertical Community in Tanzania / Adriann Jeevananthan
Mountain Skyscraper in Yosemite / Ryan Ibarra
Giant Sequoia Skyscraper / Ko Jinhyeuk, Cheong Changwon, Cho Kyuhyung, Choi Sunwoong
Acupuncture of Urban Traffic Structure / Kristina Rykova
Earth Port One / Catherine He, Celia He
The Silver Lining: Reconstructing Post-War Syria / Rebecca Nathalie Wennerstrand, Mayank Thammalla, Robert Haejun Park
Flexible Materials Skyscraper / Fu Hao, Zhang Yunlong, Yang Ge
Human Castell / Tamin Song, Jin Woo Kuk, Sun Hee Yoo, Bruce Han, Gangmin Yoo, Jun Sun Baek
Sustainable Urban Mining Factory Skyscraper / Maciej Kasperek
Vertical Traditional Chinese Village / Zhang Bo, Liu Shuman
The Scaffold of Babel / Yutan Sun, Tongda Xu, Luojia Zhang, Dinglu Wang, Tianjun Wang
Genesis Mars Skyscraper / Arturo Emilio Garrido Ontiveros, Andrés Pastrana Bonillo, Judit Pinach Martí, Alex Tintea
Wind Skyscraper / Shenghui Yang, Xu Pan, Yue Song, Yingxin Cheng, Binci Wang, Yuerong Zhou, Yaying Zheng, Shiman Wang
City Skyscraper / Jitendra Sawant
In Two Minds: Magnetic Cemetery / Marine Joli, Judith Haggiag
Data Cemetery Skyscraper / Joanna Targowicz, Mateusz Binkowski
Parallel Manhattan / Zhiyong Dong, Jiongcheng Mou, Xiuping Han, Xingyu Liu
O júri deste ano foi formado por:
- Eric Bunge, nArchitects
- Manuelle Gautrand, Manuelle Gautrand Architecture
- Ferda Kolatan, fundador su11
- Andrea Morgante, Shiro Studio
- Marcos Novak, professor e diretor do transLAB
- Yitan Sun, vencedor da edição 2016 do Skyscraper Competition
- Boštjan Vuga, Sadar+Vuga
- Jianshi Wu, vencedor da edição 2016 Skyscraper Competition
Saiba mais sobre o concurso e leia descrições de projeto detalhadas aqui.
Notícia via eVolo.
eVolo Announces 2016 Skyscraper Competition Winners
A competition now in its 11th year, eVolo Magazine has announced the winners of its 2016 Skyscraper Competition: a group of three top prizes and 21 honorable mentions culled from 489 entries. The award annually recognizes the vanguard of high-rise construction "through [the] novel use of technology, materials, programs, aesthetics, and spatial organizations."